Compartilhe
Ir em baixo
Gielli Oliveira
Convidado

A Educação Proibida

em Seg Jan 22, 2018 10:18 pm
Questionar as lógicas da educação atual e da escolarização sempre é importante para repensarmos currículo, métodos e práticas pedagógicas. Não há como planejar aula sem pensar e repensar a lógica na qual funciona a escola e a educação como um todo (incluindo o papel do Estado, da família e sociedade). Na contramão desse paradigma que alicerça a educação escolar atual (engessado, ultrapassado, fora da realidade ou do que a realidade necessita) temos vários métodos, teorias e ideias advindas de pensadores, estudiosos, filósofos e pedagogos progressistas e atentos à realidade e as necessidades reais da sociedade.
Não pode a escola funcionar em prol de um sistema que tem por princípios o lucro e a competitividade como bases. Escolas pensadas no modelo de produção industrial, com "linhas de montagens" para organizar a educação e o currículo fracassam na formação de cidadãos e não educam para a vida, não educam de fato para o mundo ou para conhecer o mundo.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum