Compartilhe
Ir em baixo
Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/01/2018
Ver perfil do usuário

Texto Saviani - Maria Aparecida

em Seg Jan 22, 2018 10:50 pm
Texto de Saviani

Dermeval Saviani discorri sobre vários problemas presente na educação brasileira: Reforma do Ensino Médio. Pec dos gastos públicos, escola sem partido, PNE e como essas novas reformas influenciam negativamente dentro da educação. Impostas por um governo que simplesmente instituiu as regras sem ouvir nenhum segmento da sociedade. Mas acho que uma das colocações que chamou minha atenção no texto é: [...]que o ponto de referência da educação seja o compromisso de transformação da sociedade em vez de sua manutenção e perpetuação(de um de seus livros no qual é coautor).
Será que a educação, hoje, com seus currículos (ensino médio e nível superior) atende as demandas necessárias a esse século. Será que realmente os fóruns propostos pelo o autor podem ajudar a mudar o cenário atual?
Períodos anteriores a pressão desses fóruns(debates com vários segmentos) foram essenciais para PNE, para estipular diretrizes e bases da educação nacional e o financiamento para educação pública que levaram a avanços na democratização da educação, mas não sem retrocessos e lutas.
A educação na atual conjectura se transformou em mercadoria e deixou de assegurar a determinadas pessoas e grupos o serviço público chamado educação. A universalização da educação( educação para todos ou para poucos) é para um pequeno grupo que pode pagar por uma educação de qualidade. Mas podemos nos perguntar que educação de qualidade é essa?
As medidas de austeridades que estão sendo implementadas pelo atual governo não visam buscar novas estratégias de qualidade em qualquer área da educação. As universidades precisam discutir mais sobre planejamento estratégicos e participativos para impedir o desmonte do ensino público, de que forma? Renovando seus currículos levando planejamento estratégico e participativo para dentro das salas de aulas. Oferecer roteiros novos, dinâmicos, discutir os problemas que afetam não somente a universidade mais o todo, a comunidade. Falar em politica não é doutrinar , mas é fazer perceber que o estado tem uma divida educacional com todos e deve saldá-la, lutar é a única alternativa.
Maria Aparecida



Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum