Socio Edu: Espaços Escolares (EDU1053)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
ana keniger
Convidado

que história é essa de educação preventiva? é bem careta, isso sim! Empty que história é essa de educação preventiva? é bem careta, isso sim!

Sex Jan 26, 2018 7:31 pm
retomando o breve resumo que desenvolvi sobre o documentário - que deve estar na caixa dos registros -, me deu vontade de falar sobre um tópico específico: é essa coisa da aprendizagem preventiva que existe por aí no nosso sistema escolar; essa coisa de "aprender" pra usar sabe-se-lá-quando e sabe-se-lá-pra-quê. "aprender" porque, de fato, ninguém aprende quando percebe que aquilo aparentemente não serve pra nada. e aí não posso deixar de citar - nem quero - o querido rubem alves (paulo bem sabe heheh). o que ele diz é o seguinte:

que o que a gente precisa MESMO aprender

ou é "ferramenta", coisas que vão nos auxiliar na prática a fazer coisas envolvidas no nosso cotidiano;
ou é "brinquedo", aquilo que nos dá prazer e que não necessariamente vai ter uma utilidade;

e que essa história de a gente não lembrar de absolutamente nada que a gente "aprendeu" no ensino médio: esse esquecimento é uma baita prova de inteligência.porque o que o corpo não consegue digerir ele vomita.

simples assim.

então, de que adianta ensinar coisa no âmbito do vir-a-ser se já se é?
por que empurrar goela abaixo um conhecimento que não adquire sentido na mente de uma pessoa - nem no estômago?


lendo os contos dele entende-se as referências.
eu os nomearia um por um se os tivesse em mãos, porém fiz um empréstimo. estão no livro "histórias de quem gosta de ensinar".
não que eu leia muito, mas pra mim ele é o mestre das metáforas.

abraços, pessoal!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos