A Educação proibida
2 participantes
- Miriam Martins
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Data de inscrição : 16/01/2018
A Educação proibida
Qua Jan 17, 2018 4:03 pm
Algumas das propostas e princípios pedagógicos que sustentam "A Educação Proibida": o Método Montessori; pedagogia Waldorf (Rudolf Steiner); pedagogia Crítica; pedagogia Liberadora (Paulo Freire); método Pestalozzi; método Freinet; A Escola Livre; A Escola Ativa; pedagogia Sistêmica; educação Personalizada; pedagogia Logosófica. Todos essas propostas foram amplamente estudadas na disciplina de "Teroria do Currículo" e eu tive o privilégio de fazê-la com o professor Johannes Doll, que ensina e seguealguns desses métodos.
Concordo que a educação vigente esteja, mesmo, e que uma mudança é necessária . Essa mudança tem de começar a partir dos diretores dasescolas, secretarias e ministério da educação e o apoio da sociedade e o interesse por parte dos próprios alunos também seria algo muito conveniente para que esse "sonho" ainda se torne, plenamente, uma realidade.
Concordo que a educação vigente esteja, mesmo, e que uma mudança é necessária . Essa mudança tem de começar a partir dos diretores dasescolas, secretarias e ministério da educação e o apoio da sociedade e o interesse por parte dos próprios alunos também seria algo muito conveniente para que esse "sonho" ainda se torne, plenamente, uma realidade.
Re: A Educação proibida
Sex Jan 19, 2018 10:51 pm
Que bom saber que você teve esse baita privilégio de fazer uma disciplina com o Johannes!
Ele sempre me serviu de exemplo e inspiração, depois que fiz esta mesma disciplina.
O que mais me chamou a atenção é que, além de conhecer muito bem diversas filosofias da educação, ele possui a práxis.
Mais do que saber muito, ele é uma pessoa que pratica uma educação humana.
Neste ponto eu questiono em relação a mudança que começa "de cima para baixo"...
Tenho a impressão cada vez mais forte de que precisamos encontrar onde estão essas escolas e se aproximar do que já acontece.
As pessoas que se identificarem, vão se aproximando aos poucos.
Ele sempre me serviu de exemplo e inspiração, depois que fiz esta mesma disciplina.
O que mais me chamou a atenção é que, além de conhecer muito bem diversas filosofias da educação, ele possui a práxis.
Mais do que saber muito, ele é uma pessoa que pratica uma educação humana.
Neste ponto eu questiono em relação a mudança que começa "de cima para baixo"...
Tenho a impressão cada vez mais forte de que precisamos encontrar onde estão essas escolas e se aproximar do que já acontece.
As pessoas que se identificarem, vão se aproximando aos poucos.
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